Cidades

Triângulo Mineiro reforça combate à violência contra idosos após alta de casos em Minas

·há 59 min
Triângulo Mineiro reforça combate à violência contra idosos após alta de casos em Minas
Triângulo Mineiro reforça combate à violência contra idosos após alta de casos em Minas

A mobilização do Junho Violeta ganha força em todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para enfrentar o avanço dos maus-tratos contra a população idosa. Dados do Painel do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania revelam que Minas Gerais já soma mais de 69 mil violações em 2026, indicando a necessidade de respostas unificadas nos municípios do interior para frear abusos físicos, psicológicos e financeiros.

Especialistas alertam que a violência muitas vezes ocorre de forma silenciosa e invisível dentro do ambiente familiar. Além das agressões físicas, a negligência, o abandono afetivo e a exploração financeira — como a retenção de cartões de benefícios e empréstimos consignados sem consentimento — são práticas recorrentes que exigem atenção redobrada de vizinhos e profissionais de saúde.

O amparo à terceira idade é uma obrigação constitucional, reforçada pelo Estatuto da Pessoa Idosa, que pune rigorosamente a discriminação e o abandono. Diante dos índices alarmantes, cidades da região vêm intensificando políticas de fiscalização e acolhimento, buscando garantir a dignidade e a integridade física de quem está em situação de vulnerabilidade.

A conscientização comunitária é apontada como a principal ferramenta para quebrar o ciclo de abusos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura por meio do Disque 100, além dos números 190 da Polícia Militar e 197 da Polícia Civil, que operam em regime de plantão no Triângulo Mineiro.

Com informações de Regionalzão.