Cidades

Samu inicia operações em Uberlândia com presença do Ministro da Saúde

·29/05/2026·Uberlândia, MG
Samu inicia operações em Uberlândia com presença do Ministro da Saúde
Samu inicia operações em Uberlândia com presença do Ministro da Saúde

A cidade de Uberlândia iniciou oficialmente as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta sexta-feira (29). A inauguração contou com a presença do Ministro da Saúde e marca um momento histórico para a saúde pública local, já que o município era a última cidade de grande porte do Brasil que ainda não contava com o serviço integrado ao sistema nacional.

A implementação do Samu no município visa agilizar o tempo de resposta em ocorrências de urgência e emergência, oferecendo suporte qualificado e regulação médica imediata. O serviço funcionará 24 horas por dia, acessível pelo número 192, e terá bases distribuídas estrategicamente para cobrir todas as regiões da cidade e dar suporte ao fluxo regional.

Com a chegada do serviço nacional, Uberlândia passa a integrar a rede de urgência e emergência que já atende outros municípios do Triângulo Mineiro. A expectativa é que a estrutura reduza a sobrecarga em prontos-socorros e hospitais, direcionando cada paciente para a unidade de saúde mais adequada ao seu quadro clínico desde o primeiro atendimento.

Além de ambulâncias básicas e avançadas, a operação conta com equipes de médicos, enfermeiros e condutores-socorristas treinados. O investimento federal e municipal fortalece o sistema de saúde regional, garantindo um atendimento mais eficiente para casos de traumas, problemas cardiovasculares e outras situações críticas de saúde.

Com informações de Bing News - Uberlândia.